Na literatura e no cinema, o "suspense" é um gênero de narrativa em que grande parte das cenas são tensas, amedrontando o leitor e, de vez em quando, dando uns sustos nele. É uma excelente forma de cativar a sua audiência. Contrói-se através de uma sucessão de eventos que criam a expectativa de que algo ruim está para acontecer e que não há nada que o leitor possa fazer para prevenir os acontecimentos.

A fim de reforçar o clima de suspense, no cinema as cenas são menos iluminadas e lúgubres. Na literatura infantil não é diferente, pelo que andei vendo no trabalho de ilustradores que têm mais experiência com desenhos infantis. Só que eles procuram fazer isso de forma mais amena, mantendo os tons coloridos característicos do público. Assim, para escurecer as cenas, ao invés de usar preto, é melhor que cores frias e escuras, como o roxo ou o azul escuro, por exemplo, predominem.

Em termos de composição, uma boa solução que encontrei foi a aproximação no rosto assustado do personagem, para que o leitor não possa ver o que está por trás. O isolamento do mesmo num cenário vazio e escuro também funciona bem. Feixes de luz apontando para determinado canto da composição também pode ser bem legal, pois atrai o olhar do leitor para uma certa direção antes que ele examine o restante da ilustração.

Veja, a seguir, como outros ilustradores resolveram essa questão e, por último, o que eu fiz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário